Dicas

1. ESTRUTURA - As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes. CRIANDO UMA ESTRUTURA MUITO MAIS SEGURA!

2. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS - Toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional. SEM DESPERCÍOS COM "QUEBRA-QUEBRA"!

3. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - Como as instalações hidráulicas, também são embutidas nos furos, dispensando conduites e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados, diretamente sobre os tijolos. A PRATICIDADE DESTE TIJOLO FARÁ SUA OBRA SER MUITO MAIS RÁPIDA!

Casa de tijo ecológico

4. ISOLAMENTO TÉRMICO (CALOR) - O furo dos tijolos, são importantes pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior a externa. TEMPERATURA SEMPRE AQUECIDA NOS DIAS FRIOS!

5. ISOLAMENTO TÉRMICO (FRIO) - Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa. UMA CASA BEM FRESCA NAQUELES DIAS DE CALOR INTENSO!

6. ISOLAMENTO ACÚSTICO - Como o tijolo modular possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.

7. PROTEÇÃO DE UMIDADE - Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.

O TIJOLO ECOLÓGICO é muito mais do que um simples tijolo que preenche a estrutura de uma parede.

Com suas características físicas ele proporciona economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza campal, fazendo com que sua casa se torne um local gostoso, relaxante e seguro. Por eliminar o desperdício de material típico de uma obra comum, além de minimizar o tempo e custo de mão-de-obra, o método do tijolo modular permite a realização do sonho de construir a casa própria rapidez e menor custo.

Com 3 formatos diferentes: tijolo inteiro, meio tijolo e canaleta; a casa pode ser construída formando uma cadeia de vetores que se fortalecem, fixando as portas, janelas e paredes, permitindo a inserção da rede elétrica, hidráulica, tv a cabo, telefone e interfone dentro de seus furos, agilizando ainda mais a construção.

CARACTERÍSTICAS

1. O tijolo ecológico é fabricado em prensa manual ou hidráulica, sofrendo pressão equivalente a 6 toneladas, que tornam sua forma regular, com faces lisas, permitindo um encaixe perfeito, facilitando o cálculo de unidades a ser empregada em cada parede e em toda a obra, sem haver necessidade de corte do tijolo.

2. Devido suas faces lisas e seu duplo encaixe, as paredes mantém um perfeito nivelamento e belo acabamento, oferecendo beleza estética a construção.

3. Sua arquitetura dispensa a utilização de pregos, arames, madeiras, além de evitar fortes na parede pronta para embutir a rede hidráulica, elétrica e outras.

4. Funciona com um sistema térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos ao ser aquecido pelo sol, sofra o deslocamento para cima, e ao esfriar retorne para baixo, diminuindo a umidade nas paredes.

5. Os encaixes foram desenvolvidos para ampliar a resistência da estrutura, além de facilitar a sua colocação e diminuir drasticamente o tempo de conclusão da obra.

6. Devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de reboco e permite assentamento de azulejos e outros acabamentos, quando desejado.

7. O cimento é utilizado em pequena quantidade na construção com o tijolo modular, além das colunas e vigas serem realizadas facilmente utilizando os furos e as canaletas.

8. O Tijolo Ecológico Modular foi aprovado e regulamentado pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

9. A construção com tijolo modular favorece uma obra limpa, com menor entulho e perda de material.

1. O custo final da obra pode ser reduzindo em cerca de 20%.

2. Economia de até 50% no custo final da parede.

3. Redução de cerca de 50% no tempo da construção.

4. Redução substancial no desperdício de material, especialmente concreto e massa de assentamento.

5. Durabilidade muito maior que qualquer outro tipo de alvenaria.

6. Não requer massa no assentamento dos tijolos.

7. Menor peso: economia na fundação.

8. Usa apenas impermeabilizante no acabamento.

9. Assentamento de azulejos diretamente sobre os tijolos.

10. Aceita aplicação de reboco, pintura, gesso, grafiato, etc. diretamente sobre o tijolo.

Explicações Iniciais Geral

A casa da qual faremos explicações e demonstrações fotográficas a seguir é construida com tijolos de solos cimento.

Tijolo revolucionários de encaixe com furos

Encaixa com furos

O tijolo de solo cimento com encaixes são revolucionários porque se encaixam em "+" em "T"e em "L"conforme podemos ver no desenho ao lado.

Seus furos apresentam 4 grandes vantagens: as paredes ficam mais leves e com mais isolação acústica sendo quase tão resisten como tijolos maciço e os furos economizam matéria prima, Pelos furos podemos fazer o travamento das paredes preenchendo os furos com com ferro e concreto fino; através dos furos é passada a fiação elétrica, e através dos furos é feita a passagem também do encanamento hidráulico.

Eliminação de argamassa no tijolo

Os tijolos podem ser assentados totalmente sem argamassa, que ficam perfeitamante alinhados, aprumados e encaixados devido que suas dimensões têm uma precisão de 0,3mm.

Eliminação de reboco no tijolo

Os tijolos após assentados ficam perfertamante alinhados formando uma superficie plana e lisa que não é necessario rebocar.

Eliminação de cortes na parede para instalações

As instalações eletrícas e hidráulicas são colocadas através dos furos dos tijolos não sendo necessário rasgar sulcos nas paredes para embuti-las, economizando tempo e economizando desperdicio de material.

Furos com barras de ferro preenchidos com concreto fino

Furos com barras de ferro preenchidos com concreto fino

Alguns furos nas paredes são colocados pequenas barras de ferro e preenchidos com concreto fino para dar resistência à parede e travamento vertical nos tijolos.

Canaleta com ferro preenchidos com concreto fino

No sentido horizontal são colocadas algumas canaletas com uma barra de ferro fino e essa canaleta é preenchida com concreto fino, fazendo uma amarração nas paredes formando um travamento horizontal.

Travamento vertical

Com o travamento vertical mais o travamento horizontal é conseguido um amarramento completo nos tijolos que mesmo sem usar argamassa a parede adquire grande resistência devido ao encaixe dos tijolos com precisão de 0,3mm.

Meios tijolos facilitando batente de portas e janelas

Nos remates das portas, janelas e paredes são usados os meio tijolos facilitando o acabamento.

Embolsamento dos batentes

Os batentes de portas e janelas já são montados com os tijolo encaixando nos mesmos, usando-se uma quantidade minima de reboque para fazer o chumbamento.

Instalações de tomadas e interruptores com rapidez

Instalações de tomadas e interruptores com rapidez

Para instalar tomadas e interruptores são feitos pequenos cortes inicíais no local da tomada e com uma talhadeira é terminado o alojamento de tomada que é chumbada com argamassa e, após a pintura é colocada a tomada ou interruptor com os fios e finalmente o espelho.

Pintura direto no tijolo

A pintura pode ser feita diretamente nos tijolos sem problema nenhum tanto para inteiores como para exteriores.

Etapas de construção

Inicio de uma parede sobre o alicerce.

Parede em construção.

Casas pré acabadas.

Casas terminadas.

Casas pintadas.

Primeiro Passo: Alicerce

Procure antes de construir verificar seu terreno, converse com seu vizinho, amigos, e sonde construções existentes, futuque bastante seu terreno veja que tipo de material ele tem, e pense sempre na sua segurança e de sua família.

Coloque água e luz em seu terreno, sem isso fica difícil trabalhar, arranje um lugar coberto para guardar material, cimento, portas, janelas, enfim,tudo que não possa pegar chuva ou sol em excesso.

Quando for fazer as sapatas ou pirulito (cada lugar do país é um nome), fure até sentir a firmeza do terreno, você poderá usar latas de 20 litros, isso mesmo, aquelas de óleo, quadradas, elas te darão o pescoço certinho da sapata, sem ter que gastar madeira ou pregos, e, não será necessário a retirada delas no futuro.

Se o seu terreno for firme e compacto, poderá também optar pelo Radier, que é na verdade uma laje no chão. Com um detalhe, todas as instalações de esgoto terão que ser colocadas antes do concreto, depois de seco é só montar as paredes.

Segundo Passo: CONSTRUÇÃO

Nesse momento você terminou o alicerce, chegou à hora de levantar a casa... A colocação da primeira fiada é muito importante, ela regerá a sua obra até o final, ou seja, todos os tijolos terão que estar nivelados e aprumados. Será a única vez que usará cimento para prende-los.

Colocação dos ferros

Retire os tijolos nos lugares de onde ficarão as aberturas das portas na primeira fiada.

A colocação dos ferros obedecerá a uma regra básica:

Casa de 01 andar a cada 01m de distancia
Casa de 02 andares a cada 0,825m de distancia
Casa de 03 andares a cada 0,625m de distancia

Corte no tamanho de 1,50m as varas de ferro (normalmente ela são vendidas com12 metros), e coloquem nos encontros de paredes, e seguindo a regra acima.

Depois de todos os ferros estarem colocados (para isso bastará você fazer um buraco no alicerce com a máquina de furar e cimentá-lo onde o fixou), você obterá um visual da obra diferente, e, sabendo que quando chegar no final daqueles ferros sua obra estará na altura de 1,50m.

Chegou a hora da colocação da fiada dos Tijolos Canaletas em toda a casa. Você colocará uma fiada completa na obra, depois colocará uma vara de ferro em toda a extensão e encherá de concreto.

Lembra quando você colocou os ferros no alicerce? Fará igual nessa fase, porem, lembre-se que agora haverá a colocação das janelas, então, aonde for janela, não precisará de ferro, ok? Somente nas laterais para dar maior segurança no aperto dos parafusos de fixação delas.

Você colocará as tubulações hidráulicas e elétricas apartir dessa etapa, a casa já está pronta na metade, a outra metade começa agora.

Daqui para frente é o fechamento da casa, observe onde ficarão: pias, lavatórios e poderá ir colocando de acordo com seu projeto.

Terceiro Passo: 1,50m DE OBRA CONSTRUÍDA

Com a construção dos últimos 1,50m de parede, todas as instalações hidráulicas chegando 0,30m da ultima fiada de tijolos e elétrica descendo em todos os pontos designados em seu projeto, chegou à hora da colocação da segunda fiada de Tijolos Canaletas, mais uma vez coloque as varas de ferro em toda a sua extensão e concrete tudo, pronto, agora é só colocar a laje ou o telhado.

Seguindo estas dicas sua obra sairá rápida e com economia, observe que você não apenas comprou tijolos e sim uma obra pronta, daqui para frente poderá escolher envernizar, pintar ou rebocar as suas paredes, as cerâmicas serão coladas normalmente, não sendo necessário nenhum tipo de trabalho extra.

Sua casa mais rápida e mais barata

A TIJOLART traz para você a técnica construtiva dos tijolos ecológicos, onde a casa dos seus sonhos pode ser construída mais rápido e a um preço menor.

01 - Porquê estes tijolos são chamados de Ecológicos?

Porque não passam pelo processo de queima, como acontece com os tijolos convencionais, evitando assim a derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível.

02 - Os Tijolos Ecológicos são também conhecidos como Tijolos Modulares. O que é isso?

Nos Tijolos Modulares o princípio de montagem é feito baseado em medidas e formatos padrões, o que permite a precisão na aplicação e distribuição dos mesmos.

03 - Porquê é mais barato construir com os Tijolos Ecológicos , mesmo eles sendo mais caros que os tijolos convencionais?

A associação dos Tijolos Ecológicos consorciada com outras técnicas construtivas (como o radier, por exemplo) possibilita uma distribuição mais uniforme dos pesos da obra, reduzindo assim o custo das fundações. Em função de sua uniformidade os tijolos ecológicos, não requerem coberturas como emboço, reboco, chapisco etc., reduzindo o custo de acabamento. A redução do tempo de edificação neste sistema, representa uma significativa redução de custos em mão de obra.

04 - Porquê utilizando-se os Tijolos Ecológicos alcança-se até 50% de economia na fase estrutural da obra?

Pela redução no custos de mão de obra nesta fase e pela eliminação de sapatas, baldrames, colunas, vigas e cintas em concretos armado.

05 - Porquê construindo com os Tijolos Ecológicos a casa dos seus sonhos pode ficar pronta em até 45 dias?

Pela redução do tempo dispendida na fase estrutural e à velocidade de montagem dos tijolos (por serem encaixados). Além disso, não há necessidade de massa de assentamento. Outro fator importante é que as instalações elétricas e hidráulicas serão realizadas dentro dos furos já existentes nos tijolos.

06 - É necessário mão de obra especializada para construir com os Tijolos Ecológicos?

Não. Contudo, é aconselhável conhecimentos básicos de construção. Durante a montagem, o montador deverá manter o local de trabalho sempre limpo e organizado.

07 - Existem restrições em relação ao tipo de solo para construir utilizando-se os Tijolos Ecológicos?

Sim, mas são as mesmas restrições para qualquer outra técnica construtiva.Terrenos alagados ou excessivamente úmidos tornam-se um empecilho para qualquer tipo de construção. É recomendável uma consulta a um técnico em edificações.

08 - Até quantos pavimentos pode-se construir utilizando-se os Tijolos Ecológicos?

Aplicando-se as técnicas de construção com tijolos ecológicos, após uma avaliação do local de construção, pode-se construir até 3 pavimentos com total segurança.

09 - Quais são as formas e recursos que a disponibiliza para assessorá-lo ao construir sua casa utilizando os Tijolos Ecológicos?

A TIJOLART oferece Orientação Técnica, Palestras de Apresentação e, caso seja necessário, visita técnica no local da obra.

Rua Gerson de Moraes Mesquita s/n - Banquete - Bom Jardim / RJ | Cep: 28.662-000 | Caixa Postal: 27 | Tel/Fax: 22 2565-1397 | CNPJ: 07.004.926/0001-02 | Inscr. Estadual: 77.798.340